Espaços negativos #1 – Antoni Muntadas

 

Espaços negativos: delineando a diferença

A Mostravídeo de Outubro apresenta em suas exibições filmes e vídeos que buscam delimitar territórios e delinear suas diferenças com relação às suas linguagens e às suas formas de compreensão de mundo.

Da alteridade construída pelos limites dos territórios nacionais, em Antoni Muntadas, às barreiras sociais dos condomínios e edifícios de luxo em Um Lugar ao Sol, de Gabriel Mascaro, diferentes representações de mundo conformam-se nos códigos próprios das linguagens midiáticas.  Em Videolência, do coletivo NCA, é a vez de uma produção da periferia paulistana buscar narrar como a linguagem videográfica tem organizado a voz de grupos de jovens de setores populares.

Formas de expressão que nascem da diferença cultural, dos contornos demarcados dos contextos sócio-espaciais e que encontram no vídeo um suporte para o registro crítico.

Curiosamente, estes temas de fronteiras espaciais podem ser vistos também em muitos dos trabalhos da sessão Portfólio, que reúne um conjunto dos trabalhos do jovem artista curtibano Arthur Tuoto.


Video-escrituras

A sessão Vídeo-escrituras traz mais uma vez a obra do artista catalão Antoni Muntadas.

Sua obra busca constantemente problematizar os veículos de comunicação, colocando-os em relação às diferenças sócio-culturais e às oposições entre a vida privada e a pública.

Nesta sessão, 2 trabalhos da série On Translation, um corpo de experiências e preocupações concretas sobre a comunicação, a cultura do nosso tempo e o papel do artista e da arte na sociedade contemporânea. 

On Translation: Fear/Miedo | Antoni Muntadas, México e Estados Unidos, 2005, 30’27’’. DV color.

On Translation: Fear/Miedo é um projeto de intervenção televisiva de Antoni Muntadas, a partir da produção de um vídeo que reúne entrevistas de pessoas que vivem cotidianamente as tensões da zona que separa os países do México e Estados Unidos. O vídeo faz uso ainda de imagens de arquivos televisivos que se referem ao término do miedo/fear na fronteira de Tijuana com São Diego; assim como outros materiais documentais e jornalísticos. O vídeo busca expor como o medo é uma emoção traduzida em ambos os lados da fronteira sob perspectivas muito diferentes; uma construção cultural/sociológica sempre ligada ao âmbito político e ao econômico.

On Translation: Açik Radyo | Antoni Muntadas, Espanha e Turquia, 2010, 31’41’’. DV color.

O filme é o resultado de dois anos de residência no projeto “Lives and Works in Istanbul”, um programa que convida a artistas contemporâneos de países europeus para trabalhar na cidade. Antoni Muntadas foi convidado para desenvolver um projeto em Istambul ao final de 2008, e depois de meses de leitura, trabalho e investigação, decidiu trabalhar com a Açik Radyo; uma rádio alternativa e independente que emite a toda a área metropolitana de Istambul.

Belo Horizonte – 05.10

Curitiba – 06.10


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: