Dos espaços representados aos oníricos #1 – Victor Ruano | Outras narrativas

Em junho, a Mostravídeo continua a apresentar uma série de filmes que demonstram que a diversidade dos procedimentos e das práticas audiovisuais resulta em novas histórias e objetos a serem iluminados na sala escura.

Olhando para as diversas sessões deste mês, no entanto, podemos ainda imaginar uma especificidade: a de que as obras todas aqui selecionadas de alguma forma tocam no sentido dos espaços comuns, compartilhados. O espaço social, o imaginado, o imaterial, o concreto e físico, o virtual desfilam por entre tênues linhas de delimitação.

O que é fruto da invenção imagética e o que advém de uma referência real se dissolve no cinema para gerar algo que somente no espaço da tela poderia se dar.

Na primeira sessão, apresentamos o filme  de El Salvador ainda inédito no Brasil:  El Cadáver Exquisito de Victor Ruano. Sem nenhum roteiro prévio, a obra é fruto de um processo coletivo de criação que incorpora registros de ações sem nenhuma interferência diretiva a intervenções visuais e sonoras durante a montagem. O metódo artístico de criação do filme se transforma na principal característica do trabalho, gerando uma obra cinematográfica que nos leva por paisagens psicológicas de uma personagem que traduz as paisagens sociais de El Salvador.


El Cadáver Exquisito | Victor Ruano, El Salvador e Estados Unidos, 2011, 90’

Uma combinação de documentário, ficção e filme experimental. El Cadáver Exquisito atravessa o panorama social e onírico de uma região dividida entra a modernidade e a tradição. Explora os rituais e as representações, combinando o real com o surreal, o fantástico com o banal, o que é vital ao puro entretenimento.

Essa fantástica biografia coletiva explora a psique de um indivíduo como reflexão de seu coletivo. Um universo denso e mitológico é introduzido ao narrar a vida de um ser em um processo de cessar de ser, de um personagem convertendo-se em um cadáver.
Em BH: Cine Humberto Mauro, 01.06, 19h30
Em Curitiba: Paço da Liberdade, 02.06, 19h30

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: