Ensaios #2 – Straub & Huillet

Um dos últimos filmes de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (falecida em 2006), Une Visite au Louvre (2004) é o desdobramento de um projeto realizado 15 anos antes pelos diretores franceses. Em Cézanne (1989), eles se valiam pela primeira vez dos escritos do poeta Joaquim Gasquet, que registrou num livro de 1921 parte de seus diálogos com o pintor. Se no primeiro filme as falas de Cézanne eram associadas a um material mais heterogêneo (pinturas, filmes, fotografias e tomadas de espaços abertos), neste segundo trabalho suas reflexões dirigem-se exclusivamente às obras de outros artistas célebres, enquadradas aqui em planos rigorosos e precisos. Sempre certeiro diante dos trabalhos, o Cézanne de Straub/Huillet vibra com as cores e as formas das pinturas que admira ou despreza.

Une Visite au Louvre
Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, França, 2004, 47 min, DVD

Este trabalho revela as impressões do pintor francês Paul Cézanne sobre algumas das principais obras de arte do Museu do Louvre, em Paris. O texto do filme tem como referência os escritos do poeta Joaquim Gasquet e são enunciados por Julie Kotaï.

BH | quarta 9 às 19h30 [comentada por Matheus Araújo Silva]
Curitiba
| quinta 10 às 19h30 [comentada por Matheus Araújo Silva]

Matheus Araújo Silva é doutor em filosofia pela Université de Paris I (Sorbonne) e pela Universidade Federal de Minas Gerais, ensaísta de cinema e tradutor de Glauber Rocha na França. Organizou três livros sobre Glauber Rocha e Jean Rouch, bem como as retrospectivas e os colóquios internacionais Jean Rouch em parceria com Andrea Paganini e Juliana Araújo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: