Cinema de Horror nas Bordas

A Mostravídeo de novembro se encerra com dois filmes de horror de bordas oriundos da novíssima geração de realizadores: o curta paulista “Horror capiau” (2007), de Dimitri Kozma, e o longa brasliense “A capital dos mortos” (2008), de Tiago Belotti.

Os dois filmes revelam cineastas que têm grande intimidade com a tradição do cinema de horror. No primeiro caso, a tradição dos filmes sobre assassinatos seriais cometidos pessoas ou grupos. No segundo, a tradição dos filmes de zumbis, que tem se tornado uma verdadeira “febre” das bordas no Brasil nos últimos anos,como se verifica em longas e médias como o capixaba “Mangue negro” (2008), de Rodrigo Aragão; o catarinense “Zombio” (1999), de Peter Baiestorf; o mineiro “Era dos mortos” (2007), de Rodrigo Brandão; e o ainda inacabado “Porto dos mortos”, do gaúcho David Pinheiro.

Em “Horror capiau”, Kozma nos apresenta um caipira cego que parece controlar as ações de um serial killer de jovens mulheres que se aproximam de uma pousada escondida no meio de uma fazenda. Em “A Capital dos Mortos”, Belotti traz a praga dos zumbis para a capital federal do Brasil e coloca um grupo de jovens em fuga em meio ao caos.

Os filmes escolhidos para o terceiro e último programa mostram a força com que o cinema de bordas participa da experiência da nova geração formada pelas universidades e pela Internet, e também acaba por revelar a consistência com que o gênero horror, raro em nossa cinematografia canônica, interessa aos espectadores e realizadores que fazem experiências às bordas do cinema brasileiro institucionalizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: