CINEMA DE BORDAS

O mundo é hoje construído sobre todo tipo de suporte, habitado por todo tipo de filme e experimentado por todo tipo de espectador. É nesse lugar que ocorre, também, o “cinema de bordas”, termo cunhado pela pesquisadora Bernadette Lyra para identificar as características específicas de produção e exibição ligadas a um universo periférico, paralelo àquele composto pelas instituições detentoras do poder dentro do emaranhado do território cinematográfico.

Nele, os filmes são feitos com um “molho” específico em que as formas populares pautadas na oralidade e na corporalidade se acham contaminadas pelo cinema de gênero canônico, já conhecidas, filtradas e repassadas pelo crivo massivo da televisão e da internet. Por força dessa predileção tão peculiar, não existe pecado nem constrangimento em pilhar, reiterar e copiar o “baú dos tesouros”.

Dessa maneira, a par de lendas e histórias regionais, o cinema de bordas se abastece, sobretudo, dos filmes policiais, de horror, ficção científica, kung fu, aventuras de histórias em quadrinhos, faroeste, comédia e toda espécie de gênero. O resultado é uma performance cinematográfica autofágica, que beira, perigosa e corajosamente, a estética trash. Cheia de sons e fúria, improviso e espetáculo, déjá vu e bom humor, artesania e imagens em movimento.

Sempre atento aos movimentos, às mutações, às confluências e às conformações da cultura, o Itaú Cultural apoia o grupo de pesquisadores do cinema de bordas, que está preocupado em introduzir coordenadas mais equilibradas e abrangentes nos estudos do cinema e do audiovisual no país, e apresenta esta mostra, que congrega um punhado de bravos realizadores brasileiros e seus filmes incríveis.

Laura Loguercio Cánepa e Gelson Santana
curadores

Anúncios

One Response to CINEMA DE BORDAS

  1. João Paulo disse:

    Queria propor uma mostra paralela para os não-selecionados. Mas esta não interfere na principal, apenas a alastra pelo mundo digital:

    Espontâneo

    http://espontaneo.blog.com/2008/10/21/espontaneo-cinema-urbano-contemporaneo/

    Abraços!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: