Dispositivos (e Espaços) Públicos

Da mesma forma que a imagem resulta de um equilíbrio entre exposição e ocultamento, o circuito cinematográfico existe devido à segmentação entre diversos lugares públicos e privados. O ponto médio de ambos os processos acontece no espaço semi-público da sala de projeção, quando a “audiência” efetivamente toma contato com o “filme” – ou melhor, quando audiência e filme são simultaneamente produzidos por esse contato.

Até aqui nos preocupamos com dinâmicas que ocorrem no interior desse espaço, mas isso não quer dizer que o seu exterior não tenha qualquer importância. Afinal, a localização das salas de projeção na cidade é fruto de uma lógica organizacional tanto da sociedade quanto da indústria cinematográfica, e a arquitetura da espectação depende de como ela se instala no espaço semi-privado da urbe. Não é coincidência, digamos, que os multiplexes sejam cinemas de shopping: a multiplicação de telas tem tudo a ver com o seu isolamento nesses centros de comércio. É um cinema que funciona como uma vitrine, com vários produtos à disposição da clientela.

Nesse sentido, transportar as práticas cinematográficas para lugares abertos perturba tanto arquitetura quanto lógica urbana, nos permitindo desmontar o dispositivo e colocá-lo em franca negociação – e até remontá-lo de formas mais fluidas, reinventando a história do meio.

Nas instalações públicas de Rafael Lozano-Hemmer, por exemplo, revisitamos técnicas essenciais do cinema, mas com resultados extraordinários. E não seria possível ver nos throwies do Graffiti Research Lab algo como um telão de led de forma e resolução variável, em constante mutação?

Ainda mais se considerarmos que qualquer um pode fazer os seus próprios throwies e espalhar por aí?

update: por falar em GRL, veja o sistema de rastreamento de retina que eles estão desenvolvendo para fazer graffiti só de olhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: